Caindo na Real — Uma comédia romântica séria sobre a dificuldade de equilibrar a juventude e responsabilidades

Gabriel Caetano
2 min readMay 8, 2022

--

Jovem e recém-formada, Lelaina é talentosa, tem um bom emprego e sua vida parece estável. Só que não. Nada na vida é estável e as responsabilidades nos ensinam lições diárias.

Enquanto o pessoal se surpreende com o talento do Ben Stiller para a direção de Severance (Ruptura), da Apple TV, ele já mandava bem faz muito tempo. E longe do pastelão. Caindo na Real é um coming of age que pinta legal um retrato dos anos 90 — mesmo nos Estados Unidos. Ao contrário do Brasil, os EUA surfavam numa economia próspera (PIB do país saltou de US$ 8,8 trilhões no inicio de 1991 para US$ 12,6 trilhões no inicio de 2001) naquela década. Mesmo assim, o jovem que sai de casa e lida com responsabilidades ainda aprende suas lições.

O filme é protagonizado pela Winona Ryder, que após se formar na faculdade, dá um discurso para sua turma assumindo (por deslize) que não sabe bem o que quer da vida. Ela trabalha na produção de um programa de TV enquanto filma a vida de seus amigos num documentário autoral. Com o filme caseiro, Lelaina quer apresentar ao mundo a rotina do jovem que não vislumbra nada especial para a vida. Em suas idas e vindas, ela conhece Michael, que também trabalha com televisão e eles começam a namorar.

Todo mundo vai levando bem as coisas até que numa ação impetuosa, a Lelaina acaba demitida e vê seu mundo desabar com a falta de perspectiva num mercado sem vagas de trabalho e o vencimento do aluguel chegando. E ainda precisando lidar com família, amigos e namoro. O filme de Stiller, que ainda conta com Ethan Hawke, se apresenta como um contraponto da vida real à série Friends — que trata de jovens com empregos nada extraordinários morando em bons apartamentos de Nova Iorque, sem se preocupar com a vida. Mas é de verdade, uma boa comédia romântica e conduzida de maneira leve sobre o que é ser um jovem ambicioso que se vê privado de suas aspirações pelas circunstâncias da vida.

De Ben Stiller, (1994); Diretor de Fotografia: Emmanuel Lubezki; Com Winona Ryder, Ethan Hawke, Ben Stiller, Janeane Garofalo, Steve Zahn, Helen Childress e uma pontinha de segundos da Reneé Zellweger.

--

--

Gabriel Caetano

Publicitário que escreve sobre arte e entretenimento. Desde 09 tô na internet falando do que gosto (e do que não gosto) para quem possa gostar (ou não) também.