Quando termina o programa e começa a vida?

Gabriel Caetano
2 min readAug 21, 2022

--

O Ensaio, Nathan Fielder (2022)

Chegou ao fim a primeira temporada de O Ensaio, da HBO. Idealizada e protagonizada por Nathan Fielder, a série pressupõe que que as coisas seriam mais fáceis se pudéssemos nos preparar para momentos decisivos de nossas vidas. Uma entrevista de emprego, um pedido de desculpas ou casamento, até a decisão de criar um filho. Tudo custaria menos preocupações e ansiedade se fosse possível se ensaiar essas situações com todas as eventualidades calculadas.

Em simulacros milimetricamente projetados, os participantes praticam a exaustão essas situações com o auxílio de atores e a observação de Nathan, que dirige as cenas. Acontece que as coisas saem do controle rápido demais e ele começa a notar que existem falhas incontornáveis, causadas pelo imprevisível. Esses imprevistos atrapalham o andamento da história e na posição de produtor, Nathan se encontra obrigado a realizar meta-ensaios para encaminhar sua narrativa como gostaria.

Fielder é um comediante diferente do que o público está acostumado. Seus programas subvertem a ideia de reality show e de TV, servindo aos propósitos originais, mas causando confusão em quem assiste — sem distinguir o que é realidade e o que é ficção. Em uma possibilidade, O Ensaio é um genuíno reality show com gente de verdade se preparando para problemas corriqueiros, mas também é possível que o diretor tenha controle absoluto sobre tudo que é apresentado. E essa exposição ao absurdo que ele nos traz é legal de todo jeito. Apenas o diretor/produtor/protagonista tem total ciência do que se passa.

Questionamos o criador, produtor e personagem Nathan Fielder quanto a natureza do programa. Sua essência já é um questionamento do que chamamos de “suspensão da descrença”. Em um momento do episódio final, enquanto visita a casa de um dos atores infantis que o acompanham, ele sugere que está tudo sob perfeita ordem, em seu exato lugar, sem que haja um planejamento ou produção por trás disso. Talvez essa seja a reflexão mais poderosa provocada pelo comediante. Acompanhamos circunstâncias ao longo de O Ensaio que não são resolvidas mediante treino/prática, mas com o fato de encarar os próprios medos e incertezas, uma vez que a vida não se ensaia e encontra seu próprio equilíbrio.

Com uma segunda temporada confirmada, Nathan continuará seu experimento. Ao que tudo indica, não para encontrar o ensaio perfeito, mas para continuar explorando o que as pessoas sentem e o que as impede de encarar situações que vão transformar as suas vidas.

--

--

Gabriel Caetano

Publicitário que escreve sobre arte e entretenimento. Desde 09 tô na internet falando do que gosto (e do que não gosto) para quem possa gostar (ou não) também.